A novela envolvendo o acordo coletivo entre o sindicato dos comerciantes e o sindicato dos empregados do comércio parece estar longe do capítulo final. Isso porque já estamos no segundo semestre e as partes ainda não chegaram em um denominador comum. Nossa reportagem conversou com os presidentes do Sindcomércio e do Sindec na manhã desta sexta-feira (22) e eles falaram os motivos da não realização do acordo.
Desde o início do ano, os dois lados vêm tentando entrar em um acordo que seja satisfatório para empregados e empregadores, mas as conversas não têm avançado muito. De acordo com Eduardo Soares, presidente do Sindcomércio, quando um acordo verbal estava firmado, algumas coisas mudaram e as negociações voltaram a estaca zero.
Eduardo contou que uma reunião jurídica das duas partes em Belo Horizonte no final de junho e que um acordo verbal firmado poderia dar fim a novela, entretanto isso não aconteceu. “Quando a gente foi assinar o acordo coletivo, o texto havia sido mudado e não constava nada daquilo que nós havíamos firmado anteriormente e por esse motivo nós não assinamos” disse Eduardo.
Já o presidente do Sindec, Ascendino César disse que há uma série de imposições que não são satisfatórias para o empregado do comércio. Ascendino contou que mesmo sem realizar o acordo com o sindicato patronal, o Sindec vem firmando acordos direto com as empresas para que o trabalhador não fique lesado. Ele ressaltou ainda que precisa haver um equilíbrio entre as convenções coletivas de Patos de Minas e também de outras três cidades sendo Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário e Lagoa Formosa.
“Nós queremos negociar dentro daquilo que leve benefício para o trabalhador e não somente para a categoria patronal, não podemos admitir isso de forma alguma” disse Ascendino. As duas partes disseram que ainda haverá mais conversas na tentativa de se chegar em um acordo.
SÉRGIO NOVA FLORESTA
22/07/2022 21:32MUITA POLITICA E POUCO TRABALHO DOMINGO TUDO FECHADO AQUI NO NOVA FLORESTA NÃO TEM UMA PADARIA ABERTA COMÉRCIO MUITO FRACO NEM SE COMPARA AO DE SÃO PAULO QUE ABRE ATÉ DE DOMINGO A NÍVEL CULTURAL E DEMAIS OUTRAS ABRAM OS COMERCIOS DE DOMINGO E DEEM UM BOM ALMENTO SALARIAL AOS FUNCIONÁRIOS DOS NOSSOS COMERCIANTES .
Zeus
24/07/2022 22:12Querido, proponho abrir um comércio situado nesta cidade, ainda este ano, próximo ao seu bairro ainda por cima, quero lhe propor uma vaga de emprego, será de segunda à segunda, salario 1200, sem hora extras, apenas banco de horas! Posso contar com a sua ilustre presença na entrevista de emprego?! Se voce possuir parentes ou amigos interessados pode me encaminhar também,Desde já agradeço.
estranho
23/07/2022 12:00então, sérgio, discordo. o que deve funcionar de segunda a segunda, são só os serviços essenciais. as demais coisas podem ser compradas no sábado, antes dos comércios fecharem. a maioria da população está mal acostumada.
Justo
22/07/2022 19:01Enquanto isso o trabalhador leva fumo.a 7 meses.e melhor procurar outro emprego e esquecer esses 02 sindicatos.chega de perder dinheiro.esses sindicatos e pior que política entrar e nunca mais sai. E acham que esta trabalhando muito para o trabalhado.
O bao
22/07/2022 18:27O nosso presidente ,palavras dele o trabalhar negociar com empregador, se nem o sindicato consegue imagina o trabalhador negociar salário com os patrões ,no discurso dele ainda disse que votou contra os direitos das empregada doméstica, no ponto de vista dele elas não podia ter direitos, pois já come e bebe no serviço, simplificando queria como antigamente, empregada 24 horas por dia, pois a preferência deles era que morasse no serviço
SÉRGIO NOVA FLORESTA
22/07/2022 17:46ESTE COMÉRCIO DE PATOS DE MINAS E UMA PIADA FINAL DE SEMANA TUDO FECHADO PODERIA ABRIR PELO MENOS ATE AS 12:00 HORAS COMO SÃO PAULO DEIXAM DE GANHAR OU NÃO QUEREM TRABALHAR " ISTO É UMA VERGONHA COMO DIS BORIS CASOY ".
Verbena
24/07/2022 22:19Olá, como eu disse acima, proponho vagas de emprego, irei idealizar um projeto que começará ainda este ano, salario 1200, sem hora extra abonada, apenas banco de horas! Carga horaria, de segunda à segunda dás 07:00 às 16:35,comércio, quero que sejamos como a grande são paulo! Mas para isso começarei por pessoas como você, que se preocupa tanto com as aberturas do comércio em geral, creio que com funcionarios como você poderiamos ficar abertos de segunda à segunda! Pode me encaminhar seu curriculo! Irei ter a maior satisfação em tê-lo no meu quadro de funcionarios!
Roberto
22/07/2022 17:38Ta certo que Patos esta com muitas vagas de trabalho, mas aqui pagam 1,5 salário mínimo achando que estão pagando "um rio de dinheiro", com o salário que querem pagar, principalmente os supermercados, que ganham muito, não tem como as pessoas trabalhar, pois não compensa, fica caro o transporte, alimentação e outras despesas. Espero que com mais estas três lojas do BH que vai abrir, e o Atacadão carrefour, traga mais vagas e concorrência de funcionários, fazendo melhorar os salários, Por que tá difícil....
Patos
22/07/2022 16:44Qual é a porcentagem que vai aumentar
Pior salário
22/07/2022 16:28Patos de Minas é famosa por ter uma média salarial muito inferior levando em consideração o alto custo de vida, uma pessoa que ganha um salário mínimo se vê obrigada a pagar no mínimo r$ 700 de aluguel, a conta não fecha.
CUMEDÔ DE QUEIJO
22/07/2022 16:22NA MINHA PROPRIEDADE SE FALAR EM SINDICATO TÁ DEMITIDO NA HORA. SINDICATO É SINÔNIMO DE LADRÃO.
Mariana
22/07/2022 15:59Sen contar que as empreza cobra sindicato...sendo que .. se o funcionário quizer mas elas desconta msm sen funcionário querer n ajuda nada sindicato
Uai
22/07/2022 15:37Sindicato era para ser um aliado do trabalhador, mas depois que lula surgiu, a maioria dos sindicatos viraram parceiros dos patrões em troca de regalia dos militontos.
bozão
22/07/2022 15:17depois que a familia rachadinha miliciana pegou o poder, o trabalhador so ta tomando ferro
( . Y . )
22/07/2022 14:47E a batalha pra melhorar o atendimento?
( . Y . )
22/07/2022 16:33Hum, claro... Não estuda, não qualifica e acomoda ao invés de buscar uma solução e sair do emprego que paga mal buscar algo que goste vai prestar um péssimo atendimento... Logo, logo estarão insatisfeitos com o desemprego. É mais rápido para o patrão substituir um funcionário do que ele arrumar outro emprego...
Desenhando:
22/07/2022 15:37O atendimento ruim é reflexo da insatisfação dos trabalhadores com relação ao salário. Se melhora a remuneração, melhora o atendimento. Já os patrões justificam a intransigência nas negociações por causa da atual crise econômica. É claro que a classe patronal vai propor um reajuste salarial abaixo da inflação. Por quê? Simples: porque não houve aumento real no reajuste do salário mínimo para 2023, que ficou abaixo da inflação do ano corrente.