A Tamanduá-bandeira resgatada em um incêndio, neste deste domingo (5), na estrada de Arraial dos Afonsos, em Patos de Minas, não resistiu aos ferimentos. Ela chegou a ser internada, mas faleceu na madrugada desta segunda-feira (06). O animal foi encaminhado para o CETRAS já bastante debilitado, com 80% do corpo acometido por queimaduras de 2° e 3° graus.
Segundo nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), a fêmea silvestre de tamanduá-bandeira foi encaminhada ao CETRAS com aproximadamente 80% do corpo acometido por queimaduras de 2° e 3° graus, atingindo principalmente a cauda, dorso, orelhas e região ocular.
No CETRAS, a tamanduá-bandeira foi submetida à avaliação clínica, tratamento das lesões e suporte medicamentoso. “Apesar dos esforços e cuidados prestados, não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito”, afirmou a nota.
O animal havia sido resgatado pelo Corpo de Bombeiros durante um incêndio que consumiu aproximadamente 40 hectares de uma área de mata na região do Arraial dos Afonsos em Patos de Minas. Incêndios como esse têm acontecido com muita frequência, nessa época do ano. O caso do tamanduá teve grande repercussão, mas animais de portes menores, como passarinhos, calangos e outros, também perderam suas vidas durante diversas queimadas como essa.
Corpo de Bombeiros já fez diversos alertas para que a população evite o manuseio de fogo neste período.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]