Um incêndio de grandes proporções na estrada para Arraial dos Afonsos, em Patos de Minas, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros neste domingo (05). As chamas devastaram cerca de 40 hectares de pastagens e vegetação. O trabalho da equipe também ganhou destaque por conta do resgate de um Tamanduá-Bandeira que foi encontrado gravemente ferido pelas chamas.

A operação de combate às chamas levou horas. Durante a ação, os bombeiros se depararam com a situação dramática do animal silvestre. O Tamanduá-Bandeira ficou encurralado em um barranco às margens da estrada e não conseguiu escapar do fogo. Ele foi encontrado com queimaduras graves no focinho, patas e cauda, e respirava com dificuldade, em estado de agonia.

Imediatamente, o animal foi resgatado pela equipe e transportado para o CETRAS de Patos de Minas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde recebeu os primeiros socorros e está sob os cuidados de um médico veterinário. As imagens do resgate mostram a gravidade dos ferimentos do Tamanduá, que luta pela vida.


Após a extinção do fogo, os militares ainda tiveram que retornar ao local para realizar o corte de algumas árvores que caíram e obstruíram parcialmente a pista, garantindo a segurança do tráfego na região.

Os incêndios florestais continuam castigando a região, causando grandes prejuízos ambientais e colocando a vida de animais silvestres em perigo. A população pode colaborar evitando a realizando de queimadas e tomando mais cuidado ao manusear o fogo.