O monsenhor Antônio Carlos Paiva, que atua na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Lagoa Formosa, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Oliveira. O anúncio foi feito, na manhã desta terça-feira (08), ao lado do Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm. A nomeação foi publicada pelo Papa Francisco.

Antônio Carlos Paiva tem 56 anos e iniciou sua trajetória em 1999, quando foi ordenado sacerdote. Ele começou como vigário paroquial da Igreja São Benedito, em Patos de Minas. Ainda em Patos de Minas, ele foi reitor do Seminário Maior Dom José André Coimbra e Pároco de São Benedito. Atuou também em outras cidades como São Gotardo e Monte Carmelo. Seu último cargo foi como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Lagoa Formosa, desde 2021.

Segundo Dom Cláudio, recentemente o Bispo da Diocese de Oliveira, Dom Miguel, solicitou um bispo coadjutor, devido ao seu estado de enfermidade. Desde então, a igreja seguiu os trâmites necessários para a nomeação de um bispo. O monsenhor recebeu e aceitou o convite do Papa Francisco. Nesta terça-feira (08), saiu a nomeação para exercer o cargo. Ele terá como atribuições as tomadas de decisões da Diocese, como governo, ao lado do bispo titular. Ele será coadjutor até a renúncia de Dom Miguel.

Em entrevista coletiva, o monsenhor Antônio afirmou que estava feliz. Ele disse que aceitou o convite por entender que era o próprio Jesus Cristo que estava o chamando. O monsenhor afirmou que se sente confortável devido a Diocese de Oliveira ser geograficamente menor, em comparação com a Diocese de Patos de Minas.

A ordenação do monsenhor está prevista para acontecer no dia 14 de junho em Patos de Minas. Até lá, ele participará de um Conferência Nacional dos Bispos. Em breve, o Bispo Dom Cláudio irá nomear o novo Pároco da Igreja Nossa Senhora da Piedade.