Pais de alunos da Escola Estadual Cônego Getúlio, localizada na Rua Ana de Oliveira, em Patos de Minas, estão preocupados com o intenso tráfego de motocicletas na calçada da Avenida Fátima Porto, que é utilizada como rota de acesso à instituição de ensino. A prática, motivada pelo congestionamento da avenida em horários de pico, coloca em risco a segurança dos estudantes e infringe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os próprios pais gravaram vídeos mostrando o desrespeito dos motociclistas,  transitando em alta velocidade pela calçada, colocando em risco a integridade física dos alunos. As imagens enviadas à redação do Patos Hoje mostram que esta pratica se tornou comum entre os condutores de motos que trafegam por aquele trecho da avenida Fátima Porto.

Segundo eles, a situação se agrava nos horários de entrada e saída das aulas, quando o fluxo de pedestres é maior. Eles cobram providências das autoridades de trânsito de Patos de Minas para coibir esta prática perigosa, que põe em risco a vida dos estudantes e dos pedestres.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o tráfego de veículos em calçadas, exceto em casos de acesso a imóveis ou áreas especiais de estacionamento. A infração é considerada gravíssima, com multa e pontos 7 na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“De acordo com o Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar com veículo na calçada é infração gravíssima (R$ 293,47) com a penalidade de multa multiplicada por 3 vezes, ou seja R$ 880,41”.