O resgate de uma arara neste final de semana se transformou em dor de cabeça para um morador do distrito de Alagoas, em Patos de Minas. Ele ficou sem ter o que fazer com a ave. O CETRAS – Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Patos de Minas, que é o órgão responsável por esses atendimentos, não funciona nos finais de semana.

A Arara Canindé foi encontrada caída as margens de uma estrada vicinal. Ela havia sido atropelada e estava ferida, sem conseguir voar. O morador recolheu a ave e, sem saber o que fazer, procurou a ajuda do vereador Júlio César, que é da comunidade de Alagoas.

O parlamentar, por sua vez, disse que procurou ajuda da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, mas também não encontrou uma solução. Ele disse que só encontrou ajuda no Centro de Controle de Zoonoses, mas depois de muita insistência, já que órgão também não dispõe de plantões nos finais de semana.

O Patos Hoje fez contato com o CETRAS nesta manhã e confirmou que o centro funciona apenas durante a semana. A informação é de que os atendimentos são feitos por profissionais contratados, que cumprem carga horária de 40 horas semanais.

O vereador Júlio Cesar disse que vai acompanhar o tratamento até a soltura da arara e prometeu trabalhar para resolver essa falha no acolhimento de animais silvestres feridos na cidade. Segundo ele, foram três casos registradas no município somente nos últimos dias.