A duplicação da BR365, no trecho entre Patos de Minas e Patrocínio, está na fase de estudos do impacto socioambiental e a participação popular é importante. Patos de Minas está sediando, nesta terça-feira (24), o Diagnóstico Socioambiental Participativo. O evento, que é aberto para todos apresentarem sugestões, acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Alto dos Caiçaras.

O encontro é coordenado pela empresa PROSUL, responsável por fazer o estudo dos impactos socioambientais na duplicação da BR365. Segundo Aritana Matos, engenheira ambiental da empresa, o objetivo do diagnóstico participativo é apontar os impactos positivos e negativos, qual a expectativa da população e até mesmo receber sugestões sobre o projeto, por isso é importante que a sociedade participe do encontro.

O estudo contempla o chamado “lote 3” da duplicação que conta com quase 70 km de rodovia, iniciando em Patos de Minas, passando por Guimarânia e terminando em Patrocínio. O projeto irá apontar qual área vegetal precisará ser suprimida para a construção da rodovia, porém Aritana explicou que haverá uma compensação ambiental, que será definida pelo órgão competente.


Aritana disse que ainda não é possível apontar se a construção irá acontecer ainda este ano, devido ao processo que precisa ser concluído, até a licitação final da obra. Durante esse cronograma, serão apontadas por exemplo quais áreas precisarão ser desapropriadas.

Segundo a engenheira ambiental, a previsão é que o diagnóstico seja concluído em julho. Logo após, o DNIT irá enviá-lo para o órgão ambiental competente. Quem não participou do encontro pela manhã, poderá participar no período da tarde, das 13h30 às 17h, na AABB, em Patos de Minas. Nos próximos dias, os encontros acontecerão em Guimarânia e Patrocínio.