Foi realizada, no sábado (26), no Centro de Convenções e Eventos, a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Representantes de 33 municípios da macrorregião de Patos de Minas, participaram do encontro. Durante o evento foi elaborado um documento, que será apresentado para todo o estado.

A conferência começou com um café da manhã para todos os presentes. Maíra Lemos, superintendente regional de saúde, destacou que foram convidados os representantes dos 33 municípios que compõem a macrorregião e que eles puderam apresentar propostas e ideias sobre o tema.

A conferência foi organizada pelos conselhos municipal e estadual de saúde. Segundo Aleteia D’Alcântara, 1ª secretária do Conselho Estadual de Saúde, o objetivo do evento foi discutir sobre o que interfere na vida do trabalhador e as novas tecnologias do trabalho. Aleteia citou os crescentes casos de Burnout e depressão envolvendo profissionais. A secretária explicou que o evento tem poder de deliberação para discutir as Políticas de Saúde do Trabalhador.


Fátima Gomes, presidente do Conselho Municipal de Saúde, contou que a programação incluiu palestras, que abordaram sobre temas, como: adoecimento no ambiente de trabalho, as novas práticas de trabalhos e as diversas composições de trabalhos.

Ao final do encontro, foram discutidas as propostas que serão encaminhadas para a 5ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer na de 9 a 12 de junho. O encontro nacional deve ser realizado na segunda semana de julho.