O comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel R Santos, apresentou um balanço dos números de crimes cometidos durante a Fenamilho 2025. Houve redução de cerca de 56% dos furtos, em comparação com os números registrados na festa do ano passado. O comandante ainda celebrou os números registrados em toda a cidade até o momento, em relação a 2024.

Segundo R Santos, apenas dois furtos foram registrados dentro do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, durante a realização da Fenamilho. Um deles foi registrado por meio da Delegacia Virtual, porém não foi possível concluir se foi de fato um furto ou extravio de celular. O outro registro foi um furto em uma barraca de pipoca.

O tenente coronel destacou que as reduções nas ocorrências não foram apenas no parque, e sim em toda a cidade até o momento. Segundo o comandante, no ano passado, considerando o período de realização da festa, foram registrados 93 furtos. Neste ano foram 41 furtos registrados, uma redução de aproximadamente 56%. Os roubos caíram de 5 para 1.

O comandante associou as baixas ocorrências de crimes contra o patrimônio ao esquema de policiamento montado nos arredores do parque, aos pontos de bloqueio nas entradas da cidade e ao software de reconhecimento facial, instalado na entrada do parque de exposições. “Essas ações foram fundamentais para que a gente tivesse os resultados que obtivemos no parque”, disse R Santos.

R Santos afirmou que a Fenamilho deste ano foi a mais segura dos últimos 10 anos e citou que em 2018, por exemplo, foram 118 registros de furto em toda a cidade, levando em consideração o período de realização da festa

Redução da criminalidade em Patos de Minas em comparação com o ano passado

Segundo o comandante, houve redução de 37 casos de crimes violentos contra o patrimônio neste ano, em comparação com janeiro a maio do ano passado. As ocorrências de homicídios consumados reduziram 7 casos, comparando o mesmo período. Os crimes violentos contra a pessoa (tentativa de homicídio e sequestro) caíram 37 casos.

R Santos afirmou que a tendência é de bons números para este ano, sendo um reflexo das ações desempenhadas pela Polícia Militar, em conjunto com outros órgãos de segurança pública.