Fim do imbróglio envolvendo um conjunto arquitetônico centenário localizado no centro de Patos de Minas. O Sicoob Credicopa adquiriu o imóvel e vai elaborar um projeto para aproveitar melhor a área e manter a parte essencial do patrimônio histórico que fazia parte do inventário e que agora foi tombado.

O imóvel localizado na esquina da rua Olegário Maciel com a avenida Getúlio Vargas pertencia à família de Zama Alves e era formado por uma sobrado, construído na década de 20 do século passado para abrigar o Posto de Profilaxia Rural e a residência da família. Os dois imóveis faziam parte do inventário do Patrimônio Histórico.

Ocorre que o sobrado estava em condições precárias. O imóvel chegou a ser interditado pela Defesa Civil por causa do risco iminente de desabamento. O Patos Hoje entrevistou os antigos proprietários, que relatavam a preocupação com o estado de conservação em que o imóvel se encontrava.

Com a aquisição por parte do Sicoob Credicopa, o caso foi levado para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico que aprovou a demolição do sobrado e a manutenção e conservação da casa de Zama Alves. Cerca de 200 metros de área serão totalmente preservados.

Segundo o presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, a parte do casarão que está na avenida Getúlio Vargas e a que está na Olegário Maciel, formando um “L” será totalmente restaurada. Segundo ele, a intenção é ceder o imóvel em comodato para entidades culturais do município com as “Marias da Palha” e a Unart, que poderão usar o espaço inclusive para comercializar seus artigos.

O restante do imóvel será usado inicialmente como estacionamento para os cooperados do Sicoob Credicopa. Ele explicou que existe também um projeto para a construção de estacionamento de dois andares no local. “Nos vamos manter o imóvel tombado e ainda ajudar a solucionar o problema do trânsito com a falta de estacionamento”, concluiu.