O que leva pessoas a saírem de seus lares e percorrer vários quilômetros até alguma igreja de Nossa Senhora da Abadia? O Patos Hoje foi até a BR365, na tarde desta quinta-feira (07), e conversou com romeiros que têm como destino o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, cerca de 145km de Patos de Minas. A tradição secular atravessa gerações e atrai peregrinos de todas as idades.

A nossa reportagem seguiu pela BR365 em busca dos romeiros. Menos de 1km antes do trevo com a BR146, que vai até o distrito de Santana de Patos, encontramos quatro pessoas que seguiam até Romaria. Um detalhe chamou bastante atenção, o homem, que caminhava com três mulheres, estava descalço e vestido com uma camiseta de manga curta e uma calça jeans. A temperatura era de 25°C, mas, o asfalto já estava bastante quente e a sensação térmica era ainda maior.

Nossa reportagem conversou com eles e descobrimos que o grupo saiu da comunidade do Aragão, em Patos de Minas. A pequena Bárbara, de apenas 12 anos, explicou o que motivou a família. Ela contou que sofria com muita ansiedade e que consultou com vários médicos, mas nada da cura. Foi então que o pai dela, o Alair, fez a promessa de que se a Bárbara fosse curada, a família iria para Romaria, a pé e que ele iria descalço. Não é a primeira vez que ele faz isso e afirmou que: “Só tem a agradecer”.

No grupo, outra história de fé os fortalecem. Além da Eni, mãe da Bárbara e esposa do Alair, também estava a Iramaia, que é amiga da família. Desta vez, ela está indo como apoio aos amigos, mas, segundo ela, há 20 anos, recebeu uma graça de Nossa Senhora da Abadia. O filho dela tinha apenas 1 anos e apresentava diversas crises convulsivas. Nenhum médico conseguiu apresentar uma solução. Iramaia contou que pediu uma cura para a santa e teve a graça alcançada. Ela pagou a promessa na época.

Nossa equipe de reportagem seguiu e encontrou outros grupos caminhando às margens da rodovia. Alguns para pagar promessas, outros para fazer pedidos e tem até mesmo quem vai como ato de tradição. Um dos peregrinos contou que faz a romaria há 18 anos e que vai para acompanhar mais pessoas.

Nossa equipe de reportagem foi até o ponto de apoio mantido pela Prefeitura de Patos de Minas. Diversos romeiros param no local e recebem cuidados, como massagens nos pés. Eles ainda têm a possibilidade de descansarem em um quarto. Os servidores da prefeitura preparam deliciosos alimentos, o prato do dia foi feijoada. Após a parada, eles seguem rumo ao santuário em Romaria.

A devoção por Nossa Senhora da Abadia é muito forte em nossa região. Na Diocese de Patos de Minas, existem três igrejas dedicadas a santa, localizadas em: Abadia dos Dourados, Matutina e em Patos de Minas. Além desses templos religiosos, também há o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e São José de Botas, em Andrequicé, comunidade de Presidente Olegário. Esse levantamento é apenas sobre as igrejas da diocese, se for contar com outras localidades, como o próprio santuário em Romaria, os números aumentam muito mais.