A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira (25), três homens, de 28, 32 e 41 anos, suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em furtar café na região. Armas, dinheiro e grande quantidade de café foram encontrados com eles. A ação fez parte da Operação Agrogerais Segura 2025, desencadeada pela 10ª RPM de Patos de Minas.

Segundo o Boletim de Ocorrência, a prisão aconteceu após denúncias de que um caminhão de beneficiamento apresentava irregularidades no peso de entrada e saída em uma fazenda produtora de café, em Carmo do Paranaíba. Funcionários ainda relataram ter visto ocupantes do veículo jogando peças pesadas às margens da estrada para tentar burlar a balança e mascarar o desvio de aproximadamente 500 quilos do produto.

As equipes policiais localizaram dois caminhões suspeitos no bairro Bela Vista. Os motoristas demonstraram nervosismo e se recusaram a abrir os compartimentos, mas durante a vistoria foram encontradas várias sacas e baldes de café beneficiado escondidos. Ao todo, 14 sacas de café foram apreendidas, além de uma grande quantidade de grãos que ainda permaneciam dentro dos compartimentos da máquina de beneficiamento.

Na frente da residência dos suspeitos, onde os veículos estavam estacionados, os militares também apreenderam duas armas de fogo calibre .38, ambas municiadas e sem registro, sendo que uma delas estava com a numeração raspada. Dentro da casa, foram localizados ainda dois rádios comunicadores e, com um dos presos, a quantia de R$ 3.426,00 em dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha já atuava há bastante tempo na região, aproveitando-se dos serviços terceirizados de beneficiamento para subtrair café dos produtores.

No total, foram apreendidos três caminhões de beneficiamento, um veículo de passeio, 14 sacas de café, duas armas de fogo, dois celulares e dinheiro em espécie. Os três envolvidos foram levados para a delegacia, onde ficaram à disposição da Justiça.