A nova etapa do Programa Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos, lançada pelo Governo de Minas nessa quarta-feira (15) é voltada para quem ainda não concluiu o ensino médio. A iniciativa pretende oferecer a 2,8 milhões de mineiros a oportunidade de finalizar a educação básica junto com um curso técnico gratuito e de qualidade, fortalecendo o desenvolvimento social e regional do estado.

O programa será ofertado em escolas estaduais e nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs), na modalidade híbrida. Os estudantes terão mil horas de Formação Geral Básica e entre 800 e 1,2 mil horas de aulas técnicas, de acordo com o Parecer CNE nº 20/2024.

O Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos será implantado em todas as escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além do diploma técnico, os alunos também poderão obter certificação como Microempreendedor Individual (MEI), o que permite iniciar uma atividade profissional mesmo antes de finalizar o curso.

Serão oferecidas 10 mil vagas em dez cursos técnicos: Administração, Agropecuária, Alimentação Escolar, Cooperativismo, Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Imagem Pessoal, Logística, Panificação e Vendas.

As pré-inscrições poderão ser feitas entre 24 de outubro e 14 de novembro, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A divulgação das turmas e escolas acontece no dia 18 de dezembro, e as matrículas devem ser confirmadas entre 26/12/2025 e 9/1/2026. As aulas começam em fevereiro de 2026.

Outra novidade

Uma das novidades é a implantação da prova eletrônica com certificação, que será aplicada nas escolas estaduais. O exame terá 40 questões das quatro áreas do conhecimento e poderá garantir certificação do ensino fundamental (para maiores de 15 anos) e do ensino médio (para maiores de 18 anos), desde que o participante alcance pelo menos 60% de acertos.

Outra vantagem do programa é que, além da formação, os participantes recebem auxílio financeiro diário de R$ 20 para alimentação e transporte.