Uma médica do Hospital Municipal de Lagoa Formosa acionou a Polícia Militar esta semana para denunciar uma situação de abandono. Segundo ela, um idoso de 75 anos, vítima de dois AVCs, recebeu alta médica no dia 30 de junho, mas nenhum dos 12 filhos apareceu para buscar e se responsabilizar pelos cuidados do pai. O caso foi denunciado ao Ministério Público.

Segundo o boletim de ocorrência, os filhos do idoso contrataram uma cuidadora, mas a mulher ficou atordoada com a situação e não retornou mais. A médica informou ainda que funcionários do Hospital e o serviço de assistência social tem tentado contato com os filhos do idoso, mas sem sucesso.

Por já estar de alta médica e pelo quadro de saúde, permanecer no hospital pode ser um risco para o idoso. O Lar de Idosos de Lagoa Formosa também recusou o recebimento dele. A instituição informou que o regimento interno, em seu Art. 7º, inciso VII, que não são acolhidos idosos que possuam alta complexidade no grau de dependência para cuidado (grau III). Além disso, no momento, a instituição não dispõe de vagas para homens.

O curioso nesse caso, segundo informações que chegaram à redação do Patos Hoje, é que, além de ser pai de 12 filhos, o idoso é ex-funcionário da Prefeitura e ajudou a construir tanto o Hospital Municipal quanto o asilo, onde hoje não pode ficar.

Após receber a denúncia, a Polícia Militar conseguiu contato com uma das filhas do idoso. Ela disse que tem pouco contato com o pai e que não tem bom relacionamento com os outros irmãos, a não ser com um que mora nos Estados Unidos. Ela disse que vai conversar que este irmão que está distante, para que ele converse com os demais irmãos.

O caso também foi denunciado ao Ministério Público para que providências urgentes sejam adotadas. A expectativa é de que o órgão também atue para resolver a questão.