O Quilombo dos Oliveira e Ventura realizou, na noite desse sábado (26), um cortejo, em Patos de Minas, em homenagem a São Jorge, chamado de Ogum em religiões de matriz africanas. A celebração reuniu dezenas de pessoas em um ato de fé, tradição e valorização da cultura afro-brasileira. Durante o cortejo, foi realizada uma carreata passando por diversas ruas da cidade.

A concentração iniciou em frente ao Parque Municipal do Mocambo. No local, os participantes rezaram, cantaram e dançaram em devoção ao santo guerreiro, fortalecendo os laços religiosos e culturais da comunidade. A Mãe Jura, uma das líderes do quilombo, convocou os demais participantes para rezarem em intenção ao Papa Francisco.


Após o cortejo inicial, o grupo seguiu em carreata pelas ruas da cidade até a Orla da Lagoa Grande, onde os rituais continuaram com mais cânticos e manifestações de fé. Em seguida, os participantes se deslocaram até o templo do Quilombo, localizado no bairro Santo Antônio, onde foi servido um jantar especial.

Segundo Mãe Jura, no sincretismo religioso, o Orixá Ogum é associado a São Jorge da tradição católica. José Antônio, presidente da Federação Nacional dos Quilombos, disse que a homenagem reforça a importância da preservação das manifestações culturais e religiosas em Patos de Minas, além de destacar a resistência e a força do povo quilombola.