A ação de dois homens em busca de minerais preciosos no Rio Dourados sem autorização dos órgãos competentes não vai sair barata. Ele de serem presos em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente, eles também foram multados em mais de R$ 112 mil. A ação aconteceu no sábado (13), na zona rural de Abadia dos Dourados.

A equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente chegou ao local após denúncia anônima, que apontava a presença de uma draga em pleno funcionamento. Com o apoio de um drone, os policiais conseguiram localizar uma balsa equipada com a draga em local de difícil acesso no Rio Dourados. No momento da abordagem, os autores, de 51 e 62 anos, estavam realizando a extração de minerais sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes, o que caracteriza crime ambiental.

A Polícia Militar apreendeu uma balsa/draga e uma embarcação utilizadas no garimpo. Os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia, onde a ocorrência foi registrada.

Além das prisões, os militares lavraram três autos de infração contra os envolvidos, que somaram R$112.222,27 em multas. De acordo com a legislação, a extração irregular de recursos minerais e o funcionamento de atividades potencialmente poluidoras sem licença ambiental configuram crimes ambientais.