O Ministério Público de Minas Gerais divulgou esta semana o resultado do LXI Concurso para ingresso na carreira de promotor de justiça substituto. Na lista dos aprovados no concorrido certame estão três ex-alunos do curso de direito do Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam. O Patos Hoje conversou com Amanda, Pedro Henrique e Jorge Lucas.
Mais de 5.500 candidatos se inscreveram para concorrer as 70 vagas disponibilizadas no concurso do Ministério Público de Minas Gerais. Eles passaram por cinco etapas, incluindo uma prova preambular na primeira etapa, quatro provas escritas especializadas na segunda etapa, quatro provas orais, avaliação de títulos e ainda sindicância de vida pregressa e exames físicos e psicotécnicos.
Depois de mais de um ano de desafios, a patense Amanda Borges Queiroz foi aprovada em segundo lugar no concurso. Também de Patos de Minas, Pedro Henrique Fagundes ficou com a 38ª colocação. E de Presidente Olegário, Jorge Lucas Martins foi o 17º colocado.
Para a Amanda Borges Queiroz a aprovação é a recompensa pelos anos de estudo e dedicação. “Recebi, com muita felicidade, a notícia da minha aprovação no LXI Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Minas Gerais, bem como do resultado final do certame. Foram anos de estudo, dedicação e renúncias em prol da concretização deste sonho: atuar como Promotora de Justiça no meu Estado. Sou grata pelo apoio e direcionamento que recebi, principalmente por parte da minha família e dos profissionais que tive a honra de trabalhar durante esses anos de preparação”.
Pedro Henrique Fagundes passou na 38ª posição. Ele se mostrou surpreso com a aprovação. “Confesso que a ficha ainda não caiu por completo, acredito que somente após a posse. Desde a faculdade o meu objetivo era ingressar na instituição. Foram 5 anos de estudos e glorifico a Deus pela oportunidade de ter alcançado esse sonho, especialmente por ter colocado pessoas na minha vida que me apoiaram desde o início, como amigos, familiares, em destaque para a minha mãe, colegas de trabalho e superiores. Espero desempenhar um bom papel no cargo de Promotor de Justiça e retribuir à sociedade a confiança depositada”, disse ele à reportagem do Patos Hoje.
Jorge Lucas Martins foi o 17º colocado e também se mostrou feliz com a aprovação. “Desde a faculdade meu objetivo era me tornar servidor público e promover reais mudanças sociais. Nesse contexto, integrar o Ministério Público, que possui como funções promover a Justiça, defender a Democracia e lutar pelos direitos básicos indisponíveis era um sonho. Por isso, a notícia de que fui aprovado no concurso de Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais foi motivo de enorme alegria. Além da realização pessoal, familiar e profissional, poderei agora ajudar quem precisa”.
O coordenador do curso de direito de Unipam, Alexandre Máximo, disse que a aprovação dos egressos Amanda de Queiroz Borges, Jorge Lucas Martins e Pedro Fagundes, no LXI Concurso do Ministério Público de Minas Gerais, é um reflexo direto do empenho, da dedicação e da seriedade com que trilharam sua jornada acadêmica no Curso de Direito do UNIPAM.
“A aprovação destes alunos do Curso de Direito do Unipam para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, não apenas enaltece suas capacidades individuais, mas também o corpo docente e os demais colegas que ingressaram em outras carreiras jurídicas, dentre elas, advocacia, magistratura e segurança pública”, destacou ee.
Breve currículo da Amanda
Conclui o curso de Direito no ano de 2016 no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Durante a graduação, estagiei na Vara Criminal e na 4a Promotoria de Justiça de Patos de Minas. Desde 2020 sou servidora pública no Ministério Público do Estado de São Paulo, exercendo o cargo de Analista Jurídico.
Breve currículo do Pedro
Pedro Henrique Fagundes Silva, 26 anos, natural de Patos de Minas/MG. Formado em escola pública - ensino fundamental (E. E. Adelaide Maciel) e médio (E. E. Professor Antônio Dias Maciel - Normal). Faculdade UNIPAM (2017 – 2021). Aprovado no concurso de analista judiciário da Defensoria Pública de São Paulo (não tomarei posse em razão da aprovação no MPMG). Atualmente sou estagiário de pós-graduação na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
Breve currículo do Jorge
Jorge Lucas Martins, 28 anos, natural de Presidente Olegário-MG. Formado em escola pública - ensino fundamental (E. E. Farnese Maciel) e médio (E. E. Padre José André Caldeira Coimbra). Faculdade UNIPAM (2015 – 2019). Aprovado no concurso de analista judiciário da Defensoria Pública do Distrito Federal (atuou entre 04/2023 e 05/2025) lotado no núcleo de assistência e defesa do consumidor. Aprovado no concurso de analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Aprovado no concurso de oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Aprovado no concurso de analista judiciário do Superior Tribunal de Justiça (05/2025 até o momento).
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]