A Defesa Civil emitiu um alerta, na tarde desta quinta-feira (11), de baixa umidade relativa do ar para diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Patos de Minas. Os níveis de umidade permanecem abaixo dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cartilha orienta cuidados necessários durante esse período.

Segundo a Defesa Civil, a maioria das regiões do estado estão dentro deste alerta, Patos de Minas está entre as regiões mais afetadas. Durante o tempo seco, a umidade pode não ultrapassar 10%. Dados do INMET, apontam que o período da tarde é o mais crítico. Nesta quinta-feira (11), por exemplo, o maior valor alcançado, entre 12h e 17h, foi de 9%. A OMS considera que a umidade relativa do ar ideal é entre 40 e 60 %.

Durante o período de estiagem, a Defesa Civil orienta que o recomendado é fazer o consumo de bastante água, mesmo sem sentir sede, além de evitar atividades físicas intensas ao ar livre. O órgão também alerta para redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Outra recomendação, que a princípio não está sendo seguida em Patos de Minas, é para evitar o manuseio de fogo, pois o risco de incêndio aumenta consideravelmente.