O Centro de Convenções do UNIPAM foi tomado neste sábado (05) por muita energia e criatividade. Estudantes de 23 escolas estaduais e municipais participaram da Feira de Empreendedorismo e Cooperativismo 2025. Neste ano, além de projetos inovadores que visam, por exemplo, a sustentabilidade, novas tecnologias e inclusão, batalhas de robôs agitaram os estudantes. As escolas vencedoras levaram prêmios para casa.
O objetivo da Feira é estimular o protagonismo estudantil e o espírito empreendedor. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas em parceria com o Sebrae, o Unipam, o Sicoob Credicopa e a Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os trabalhos apresentados na feira foram desenvolvidos nas escolas durante o primeiro semestre.
A programação incluiu a exposição de projetos elaborados por professores e estudantes, além de uma disputa de robôs sumô. Ao todo, 23 escolas participaram do evento, sendo 11 da rede municipal de ensino e 12 estaduais. A Feira contou com o envolvimento direto de aproximadamente 800 alunos (incluindo a rede pública municipal e estadual), dos quais 432 são de escolas municipais. Outros estudantes foram convidados a participarem.
Tanto estudantes da cidade, quanto do meio rural participaram da feira. Primeiro, os trabalhos foram apresentados em estandes e, em seguida, no placo montado no Centro de Convenções. Com o uso da tecnologia e destacando a importância da sustentabilidade e inclusão das pessoas com deficiência, os estudantes deram um show. A título de exemplificação, a Escola Municipal José Paulo de Amorim, de Pindaíbas, apresentou uma composteira tecnológica que transforma os restos da merenda escolar em adubo orgânico. Para se ter uma ideia, ela consegue verificar o nível de umidade, ação muito importante para a decomposição, e borrifar a água automaticamente para deixar o material no ponto para a produção do adubo.
A Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo se consolidou como uma oportunidade para que as escolas apresentem soluções pensadas a partir dos desafios ou necessidades de suas realidades locais. “Neste ano, a Feira inovou ao incorporar a robótica como estratégia para solucionar problemas reais vivenciados pelos estudantes”, informou o secretário de Educação Carlos Rodrigues. “A robótica entrou em campo para desenvolver habilidades como resolução de problemas, autonomia e pensamento crítico, além de estimular a criatividade, a inovação e a aprendizagem colaborativa”, completou.
A realização da Feira foi um resultado de uma trajetória iniciada no mês de fevereiro. Desde o início do ano letivo, professores receberam capacitação por meio do Programa de Formação de Educadores Liga Steam. Além disso, eles participaram de oficinas presenciais no Unipam. Os encontros aconteceram também em formato on-line e trataram de temas como cultura maker e software; problematização, cooperativismo e ideação; Lean Canvas e pitch. As escolas contaram ainda com mentorias, por meio de visitas in loco, para atendimento conforme as demandas locais.
O Reitor do UNIPAM, Henrique Carivaldo, o diretor executivo da FEPAM Ghassan Ricardo Pablo Tawil, o Diretor administrativo do Sicoob Credicopa, Milton Roberto, o Secretário Municipal de Educação, Carlos André Rodrigues, o Superintendente Regional de Educação, Carlos Coimbra, o diretor Regional do SEBRAE, Marcos Alves e a vice-prefeita Sandra Gomes estiveram presentes no Centro de Convenções do UNIPAM. A vice-prefeita destacou a qualidade e desenvoltura dos alunos, o que realmente a surpreendeu. Segundo ela, a Feira contribui para a construção do futuro das crianças e os trabalhos criados por elas também contribuirão, por exemplo, com a saúde, meio ambiente e a tecnologia da nossa cidade.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]