O mês de setembro é marcado pela campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Em Patos de Minas, a Apae, em parceria com a Clínica de Psicologia Acontecer, promove nos dias 22 e 23 o Projeto GiraVida – Arte de Tecer Esperança, uma iniciativa especial do Setembro Amarelo que une psicoeducação socioemocional e diferentes expressões artísticas.

A proposta foi oferecer vivências que integrassem psicologia e arte como formas de acolhimento, reflexão e fortalecimento de vínculos com a vida. Alunos, professores e profissionais da APAE participaram de oficinas conduzidas por psicólogos, professores de arte e artesãos da cidade.

Entre as atividades, estiveram a leitura do livro Gira Vida, da psicóloga Letícia Teixeira, a oficina de arteterapia com materiais recicláveis, a pintura coletiva das emoções, a dança das emoções e um momento musical de encerramento com mensagens de esperança.

De acordo com a psicóloga Letícia Teixeira, o objetivo do projeto foi “oferecer experiências simples e acessíveis que unam psicologia e arte, favorecendo a expressão emocional e fortalecendo a valorização da vida dentro da escola”.

O professor de artes Juliano Martins também destacou a importância da iniciativa: “A dança e a arte têm papel fundamental na educação e na saúde emocional, ajudando crianças e adolescentes a se expressarem e se reconhecerem.”

O livro Gira Vida, utilizado na oficina de psicoeducação, foi escrito por Letícia Teixeira e traz metáforas sobre flores, espinhos e recomeços. O material conta ainda com ilustrações do estagiário Lucas Moreira e foi produzido especialmente para o trabalho com os alunos.