A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2025 começa nesta terça-feira (1°), em Patos de Minas. Em primeiro momento, poderão receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e outros grupos prioritários, segundo determinação do Governo Federal. A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família, no perímetro urbano, em pontos de atendimento em área rural e no Vacimóvel.

Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar algum documento que comprove o seu pertencimento a um dos grupos prioritários, além do CPF e cartão de vacina. Segundo a Prefeitura Municipal, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família da área urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacinação também irá acontecer nas áreas rurais, conforme cronograma já repassado para os moradores, e em locais estratégicos da cidade por meio do Vacimóvel, confira o cronograma.

O público alvo da vacinação é a população de idosos, a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e os grupos prioritários:

Puérperas;

Povos indígenas e quilombolas;

Pessoas em situação de rua;

Trabalhadores da saúde;

Professores do ensino básico e superior;

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Profissionais das forças armadas;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo de passageiros (rodoviário e urbano);

Trabalhadores portuários;

Trabalhadores dos correios;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

Adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas;

Doentes crônicos (doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias).

Quem pertence a algum destes grupos deve apresentar algum documento comprovatório para receber o imunizante.

A vacina contra influenza de 2025 contém as cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita juntamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que, no Brasil e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.