Patos de Minas vai sediar a etapa final da Liga Copasa BCR – o Campeonato Mineiro de Basquete em Cadeira de Rodas. A competição é realizada pela Liga Mineira de Basquete em Cadeiras de Rodas (LMBC) e vai definir o grande campeão da temporada. Jogando em casa, a equipe do Unipam chega embalada para mais um título, principalmente após o título conquistado pela equipe feminina.

Os jogos serão disputados no Ginásio do Unipam no período de 26 a 28 de setembro. A competição contará com a participação das seis equipes: AMA Olympico (Belo Horizonte), APA/ADEFA (Araguari), APAVAÇO (Ipatinga), APP/UNIPAM/DB (Patos de Minas), Búfalos/APDM (Contagem) e ADEFU (Uberaba).

Na etapa final, serão realizadas as duas rodadas restantes da fase classificatória, que definirão os confrontos das semifinais: o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º colocado joga contra o 3º. Os vencedores disputam o título e os perdedores jogam pela medalha de bronze.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 26 de setembro (sexta-feira), às 15h, no Ginásio do UNIPAM e reunirá atletas, dirigentes, autoridades e torcedores em uma grande celebração do esporte e da inclusão. O encerramento acontecerá no dia 28 de setembro (domingo), logo após a final.

Todos os jogos terão entrada gratuita e também serão transmitidos ao vivo pelo canal da Liga Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas, no YouTube .

Título do Brasileiro Feminino 2025

A APP/Valkirias/UNIPAM/DB (MG) conquistou este mês o título do Campeonato Brasileiro Feminino 2025 de Basquete em Cadeira de Rodas! Na grande final do torneio, disputada na última sexta-feira (22), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o time de Patos de Minas levou a melhor sobre o All Star Rodas Pará/Banco da Amazônia (PA), por 61 a 45, e ficou com o título.

Esta foi a segunda conquista na história da APP/Valkirias/UNIPAM/DB (MG), que volta a vencer o Campeonato Brasileiro após dois anos do primeiro troféu - o time mineiro faturou seu primeiro título em 2023.

A canadense Arinn Young, como ao longo de todo o campeonato, foi destaque da equipe na decisão, anotando 24 pontos, 9 rebotes e 12 assistências e foi a MVP do confronto. Já do lado do All Star Rodas Pará/Banco da Amazônia (PA), Débora Costa foi a cestinha, com 26 pontos, 8 rebotes e 4 assistências.

“Foi um torneio de alta intensidade. A gente esperava fazer bons jogos e se preparou bastante para a competição para que tudo funcionasse. Foram jogos difíceis e conseguimos nos sair super bem. Isso é fruto do trabalho que vem sendo feito na cidade de Patos de Minas com a UNIPAM”, declarou o técnico Rogério Pinheiro.