A construção do Campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Patos de Minas, um projeto que se arrasta desde 2011, finalmente terá um desfecho. O processo de retomada das obras foi oficialmente iniciado na tarde desta terça-feira (26) com a assinatura do contrato com a nova empresa responsável, a AC Construções Ltda.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, e o sócio-fundador da AC Construções, Fabio Eduardo Soares. Segundo Soares, a previsão é que as obras comecem no dia 8 de setembro e sejam concluídas em 8 meses. “A gente tem um carinho pela nossa cidade e queremos entregar uma obra de grande qualidade para a nossa população”, afirmou.

O reitor da UFU destacou que as sucessivas paralisações das obras não foram causadas por falta de orçamento, mas sim pelo abandono das empresas vencedoras das licitações anteriores. "É muito simbólico, porque a cidade de Patos de Minas é o único campus que ainda não tem um prédio da UFU”, ressaltou.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, celebrou o momento, que representa a realização de um anseio da população local. “Estamos muito perto de ter realmente o desfecho esperado pela comunidade, não só a acadêmica, mas a população como um todo, porque para nós é muito importante o campus da Universidade Federal de Uberlândia”, declarou.

A construção do campus, que teve início em 2011, enfrentou uma série de dificuldades ao longo dos anos, como problemas com a doação do terreno e desatualização de valores. A obra chegou a ser paralisada em outubro de 2024, após a desistência da empresa anterior. Uma nova licitação foi realizada em março deste ano, culminando na contratação da AC Construções Ltda, uma empresa com sede na própria cidade.

Para marcar o reinício dos trabalhos, uma comitiva da UFU e o prefeito de Patos de Minas farão uma visita oficial ao canteiro de obras no dia 17 de setembro.