A volta às aulas nas escolas da rede municipal e estadual acontece na segunda-feira (10). Para preparar esse início, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou o Seminário “Do acolher ao semear: inspirando corações, cultivando sonhos”. Cerca de 2000 educadores participaram do evento que teve palestra do Circo Grock e do cantor Léo Chaves.

Este foi o 1º encontro com todos os profissionais dos centros municipais de educação e das escolas de Patos de Minas no ano de 2025. O evento teve a intenção de acolher os profissionais das redes municipal e estadual de educação neste início das atividades escolares e promover reflexões sobre o papel transformador do educador na construção de ambientes de aprendizado acolhedores, inspiradores e significativos.

A vice-prefeita Sandra Gomes representou o Prefeito Luís Eduardo Falcão, que por motivo de agenda, não pôde comparecer. Ela destacou os desafios enfrentados no início da gestão passada e nos trabalhos realizados nas escolas da cidade nos últimos anos. Sandra também destacou a influência dos meios digitais na educação e a importância do acolhimento aos profissionais e aos estudantes.


O Secretário Municipal de Educação, Carlos André Rodrigues, ressaltou também em entrevista para o Patos Hoje, o tamanho do evento que contou com cerca de 2000 profissionais presentes no Centro de Convenções do Unipam. Ele também explicou que os kits de materiais escolares e os uniformes serão entregues a partir da segunda semana de aula devido à grande movimentação de estudantes nos primeiros dias. “Os pais não precisam comprar. Serão entregues os kits completos dos estudantes da pré-escola até o 9º Ano”, informou. Ele também destacou a proibição do celular que é uma realidade atualmente, inclusive com lei federal. A intenção é promover o ensino que se é esperado.

Após a cerimônia inicial, os artistas do Circo Grock animaram a plateia. Eles prepararam mágicas, um show de malabarismo e até equilíbrio de pratos com ajuda de um espectador. Com bastante humor, eles destacaram a importância de se traçar os objetivos e, se por acaso houver alguma queda, não se desesperar ou desistir, repensar o que deu errado e fazer da forma correta até conquistar o objetivo.

O cantor Léo Chaves, da dupla Victor e Léo, veio em seguida para falar sobre a “A grande arte de se reinventar” e fechar o evento. O palestrante destacou que o ser humano recebe muitas informações atualmente e que a gente só aprende se repetir. Segundo ele, a memória influencia demais o cérebro e por isso devemos repetir aquilo que se faz de excelência, sem desistir ou fugir do problema, porque caso contrário estaremos sempre desistindo ou fugindo do problema. E claro, atendendo a pedidos, teve música. O cantor apresentou os sucessos “Borboletas” e “Deus e eu no sertão”. A plateia acompanhou em coro.