Os órgãos de segurança pública de Patos de Minas, a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniram na manhã desta terça-feira (23) para a reunião da Integração da Gestão em Segurança Pública (IGESP). O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), teve como objetivo discutir ações e apresentar índices de segurança na região. Dados divulgados pela SEJUSP, apontaram redução de diversos crimes em Patos de Minas.
Este foi o segundo encontro do IGESP em Patos de Minas, a primeira edição foi realizada no ano passado. Christian Vianna, subsecretário de integração da segurança pública, ressaltou que o objetivo da reunião é apresentar dados da criminalidade na cidade, além de mostrar ações para reduzir a ocorrências dos crimes.
Segundo Christian, as ações apresentadas no ano passado surtiram efeitos positivos para esse ano. Dados divulgados pela SEJUSP, apontaram redução de crimes violentos como: 61,54% dos roubos e 68,42% de homicídios. Os furtos tiveram redução de 25,81%. Esses números são os resultados de comparações de janeiro a agosto de 2024 e de 2025. O subsecretário também apontou que houve aumento de denúncias dos casos de violência doméstica, o que, segundo ele, pode estar acontecendo devido a mais mecanismos disponíveis para as vítimas denunciarem.
Para o próximo ano, o objetivo da SEJUSP é investir em mais tecnologias com inteligência artificial que possam auxiliar nas ações de segurança pública. Outro objetivo é integrar mais cidades vizinhas no projeto.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]