O Sebrae Minas está com edital aberto para a seleção de bolsistas para o Programa ALI – Agentes Locais de Inovação para atuar na modalidade Educação Empreendedora. Há vagas imediatas e para cadastro reserva nas cidades de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Patrocínio, na região Alto Paranaíba do estado. As bolsas são de até R$5 mil e as inscrições podem ser feitas até 26 de outubro.

Ao todo são oito vagas disponíveis para a região, sendo duas imediatas (uma para Patos de Minas e uma para Carmo do Paranaíba) e seis para cadastro reserva (duas para Patos de Minas, duas para Carmo do Paranaíba e duas para Patrocínio).

Destinada a profissionais de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o ALI Educação Empreendedora tem o objetivo de estimular o processo de inovação nas escolas do ensino básico e de fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação. No período de atuação, os bolsistas vão utilizar ferramentas para promover a inovação juntos às instituições de ensino dos municípios.

O programa se desenvolve por meio de visitas e orientações de um Agente Local de Inovação, que realiza um diagnóstico das instituições, identifica os principais desafios e necessidades e apresenta um plano de ação que será executado em parceria com os educadores e lideranças da escola. A duração das bolsas é de 24 meses.

Para participar da seleção, os interessados devem ter Ensino Superior completo, em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Administração, Administração Pública, Engenharias, Licenciatura (em qualquer área), Pedagogia, Comunicação, Publicidade, Marketing, Design, Gestão e Empreendedorismo. É necessária ter experiência profissional de pelo menos seis meses em atividades relacionadas à instituições de ensino, gestão escolar ou tecnologia no campo educacional. O processo seletivo dos bolsistas ALI inclui análise documental, avaliação de conhecimento e entrevista individual on-line.

Mais informações sobre o Programa ALI