A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas completa, neste domingo (12), dois anos realizando cirurgias bariátricas 100% pelo SUS. Durante esse período, o hospital realizou 234 procedimentos. A título de comparação, antes da Santa Casa iniciar o serviço, apenas um paciente de Patos de Minas, por ano, poderia realizar a cirurgia e ainda em Belo Horizonte.
A secretária de saúde, Ana Carolina Magalhães, afirmou que os procedimentos começaram em 12 de outubro de 2023, em referência ao dia de Nossa Senhora Aparecida. A secretária ressaltou que antes do início dos procedimentos, os pacientes passaram pelo “Ambulatório de Obesidade”, onde foram realizados todos os atendimentos necessários para a realização da cirurgia.
O presidente da Santa Casa de Misericórdia, Pastor Cláudio Pacheco, celebrou a marca de dois anos e afirmou que é um “sentimento de alegria” ver os pacientes mudando de vida, após a cirurgia. O presidente ressaltou que a cirurgia bariátrica reduz consideravelmente as comorbidades que estavam relacionadas a obesidade.
As cirurgias bariátricas são conduzidas pelo médico Edson Antonacci, que participa de todo o processo no hospital e treinou a equipe para os procedimentos. Ele ressaltou que os procedimentos bariátricos realizados na Santa Casa são referência nacional, graças a uma união de esforços dos gestores do hospital e da Prefeitura Municipal. O médico disse que a cirurgia bariátrica vai muito além da estética e que ela influência diretamente a família do paciente, impactando na autoestima dela.
O médico anunciou que a Santa Casa vai oferecer uma nova técnica de cirurgia, que irá atender pacientes que aumentaram o peso após a cirurgia. Os profissionais da Santa Casa passaram por treinamentos no Rio de Janeiro.
O prefeito Luís Eduardo Falcão também celebrou os dois anos e afirmou que o procedimento “é um investimento” devido evitar outras complicações de saúde. A marca de 234 é expressiva. Antes, apenas um paciente de Patos de Minas, por ano, poderia realizar a cirurgia e ainda em Belo Horizonte.
Como participar das avalições médicas e realizar a cirurgia
Segundo a secretária Ana Carolina, as portas de entrada para a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS são as unidades de saúde. O paciente é identificado por meio de atendimentos nas unidades e, em seguida, é destinado para o “Ambulatório da Obesidade”, onde é atendido por uma equipe de médicos, como: clinico, cardiologista, endócrino, psicólogo, assistente social, educado físico, dentre outros.
Após seis meses de avaliação, o paciente é encaminhado para a equipe do dr. Edson Antonacci para outros exames. Após esse processo, é avaliado se o paciente pode realizar a cirurgia.
Após ser operado, o paciente é acompanhado em sua própria residência pelo SAD/Melhor em Casa, durante 15 dias. Logo após, os acompanhamentos continuam por dois anos. De acordo com a secretária, o paciente ainda ganha todas as vitaminas necessárias do pós-operatório.
Santa Casa é o único hospital de Minas Gerais a participar de ações no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Neste sábado (11), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apoiará ações em 14 hospitais com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o país, reforçando a importância da ampliação do acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade pelo SUS.
A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, é única instituição de Minas Gerais participante da ação.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]