Patos de Minas já tem data para começar a viver a magia e a emoção do Natal. No dia 8 de novembro de 2025, será oficialmente inaugurado o Renascer Natalino 2025. O projeto, que há cinco anos transforma o fim de ano da cidade em um espetáculo de luzes, cultura e solidariedade, foi lançado na noite desta segunda-feira (25) para a imprensa e parceiros.

Idealizado em 2021 pela arquiteta Marisa Mota e pela primeira-dama  Ludmila Falcão, o Renascer Natalino nasceu com o objetivo de resgatar o espírito natalino da cidade. O que começou como um esboço pós-pandemia tornou-se um dos maiores eventos de Natal do interior de Minas Gerais, mobilizando voluntários, entidades e empresários.


Para 2025, o projeto traz grandes novidades e uma expansão significativa. A iluminação, que antes se concentrava nas praças da Avenida Getúlio Vargas, agora contemplará os bairros da cidade por meio de árvores “instagramáveis” em igrejas e paróquias, além de decorações nos distritos rurais. A Rua José de Santana e a Lagoa Grande também receberão projetos especiais de iluminação.

Outro destaque da edição é a Fábrica do Noel da CDL Patos de Minas, um grande espaço para visitação que terá presépio, oficinas, shows temáticos e a presença do Papai Noel. A projeção mapeada em 3D acontecerá em um novo local: a Escola Estadual Marcolino de Barros.

Além disso, a Praça do Papai Noel terá brinquedos e a querida Carreta Happy Place, enquanto uma Praça de Alimentação e Artesanato oferecerá pequenos shows musicais. O Teatro Municipal também receberá mais atrações culturais, incluindo música, dança, teatro e exposições.

O Renascer Natalino também reforçará sua vocação social em 2025 com campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Com a expectativa de público recorde, o evento promete emocionar moradores e visitantes, reafirmando que a magia do Natal em Patos de Minas é feita de união, arte e esperança.