O presidente do Tribunal de Constas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, visitou Patos de Minas, na manhã desta quinta-feira (18), durante o encontro técnico sobre a reforma tributária, promovido pela corte. O evento aconteceu no UNIPAM e contou com a presença de políticos de Patos de Minas e região.

O objetivo do evento é levar informações sobre gestão fiscal de municípios, informações sobre consórcios públicos intermunicipais e outros temas correlacionados. O assunto principal é a Reforma Tributária. Servidores do TCE esclarecem cada tema para os gestores fiscais que participam do encontro.

Durante coletiva de imprensa, o presidente destacou a importância do evento para que os municípios tenham acesso as informações e executem da forma correta. Segundo Durval, o encontro também teve importância simbólica por causa do Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Sobre a reforma tributária, o presidente da corte informou que o novo modelo ficará totalmente pronto em 2032. De acordo com Durval, a reforma trará benefícios para os empresários. Ele informou que o modelo atual conta com muita legislação, o que gera um custo elevado para empresários, que na maioria das vezes precisam contratar contadores e advogados.

Segundo o presidente, com a reforma, os empresários terão mais facilidade devido a simplificação da legislação, com procedimentos menos complexos. Durval também disse que alíquota não será menor, mas também não será maior do que a atual.

O prefeito Falcão agradeceu a presença do presidente do TCE e também dos políticos da região. Sobre a reforma tributária, o prefeito manifestou preocupação, afirmando que “não há certeza de como será o efeito para cada município”.

Após Patos de Minas, o encontro do TCE também irá percorrer Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete e Contagem.