Carmo do Paranaíba está se antecipando aos desafios da colheita de café de 2025. Na manhã desta terça-feira (06), um encontro na sede da Carpec reuniu produtores rurais, cooperados, autoridades municipais e representantes da Polícia Militar para discutir e planejar estratégias de segurança rural durante este período.

A presença do Capitão Deyvison, Comandante da 90ª Cia, e do Tenente Náigler, Comandante de Pelotão da mesma companhia, sublinhou a prioridade da segurança para a Polícia Militar neste momento crucial para a economia local. A pauta central da reunião foi a apresentação do panorama atual da segurança, as perspectivas para a safra, os desafios inerentes ao período de colheita e, principalmente, as estratégias de prevenção de crimes no ambiente rural.

O Tenente Náigler teve a oportunidade de se apresentar aos presentes e compartilhar informações valiosas sobre projetos de segurança rural bem-sucedidos implementados pela Polícia Militar em outras regiões de Minas Gerais. Sua explanação abordou desde os desafios específicos que a colheita de café impõe à segurança, como o aumento da circulação de bens e pessoas, até as medidas que serão adotadas em todas as etapas da produção: desde a lavoura, passando pelo terreiro e beneficiamento, até o escoamento final dos grãos.

A Polícia Militar de Minas Gerais reforçou, durante o encontro, o seu compromisso com a segurança do produtor rural. A corporação tem intensificado suas ações no campo e reafirma sua dedicação em garantir um ambiente mais seguro e propício para a produção, circulação de bens e a qualidade de vida de todos que vivem e trabalham na zona rural.

A valorização do café, com a saca de 60 quilos ultrapassando a casa de R$ 2500,00, as cargas se tornaram alvo dos criminosos. Várias ocorrências de roubos de cargas de café foram registradas na região nos últimos meses. A iniciativa demonstra a preocupação das autoridades e da Polícia Militar em mitigar o aumento da incidência de furtos e roubos desta natureza.

A colaboração entre produtores, cooperativa e forças de segurança se mostra fundamental para o sucesso das estratégias que serão implementadas, visando uma safra 2025 mais tranquila e segura para Carmo do Paranaíba.