A Polícia Militar e a Polícia Civil lançaram duas operações de combate a violência doméstica em Patos de Minas. O lançamento em conjunto aconteceu na manhã desta sexta-feira (01), na avenida Getúlio Vargas, em frente ao antigo Fórum. A Polícia Militar atuará com a “Operação Agosto Lilás” e a Polícia Civil com a “Operação Amparo”, durante este mês. Mesmo sendo operações distintas as policias são parceiras e contam com apoio da Casa da Mulher.
Segundo o tenente coronel Pinho, novo comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, durante o mês de agosto, a corporação irá atuar com cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, além de ações preventivas. O comandante ressaltou que os militares atuam o ano todo com prevenção a violência doméstica, mas que nesse mês vão intensificar ainda mais.
A delegada da mulher, Tatiana Carvalho, disse que o foco da operação da Polícia Civil é informar as vítimas do que elas podem fazer, além de fiscalizar medidas protetivas que estão em vigência. A delegada contou que houve “muitas” solicitações de medidas protetivas em julho. Ela ressaltou que devem haver muitas neste mês também, devido a propagação das informações. Segundo Tatiana, isso acontece porque mais vítimas ficam cientes de seus direitos.
A Casa da Mulher participou do lançamento das operações. Segundo Marcela Ribeiro, coordenadora da Casa da Mulher, a instituição é parceira de ambas as corporações. Marcela ressaltou que no local é oferecido serviço de acolhimento, acompanhamento psicológico e é onde a vítima recebe orientações sobre o encaminhamento correto para cada situação. Servidoras do PROMAM também participaram do lançamento.
Além da Casa da Mulher, vítimas podem entrar em contato com o 190 da Polícia Militar, ou com o “Chame a Frida” da Polícia Civil: (34)98419-3682
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]