A Polícia Civil de Minas Gerais lançou, na manhã deste segunda-feira (29), o programa “Dialogar”, em Patos de Minas. O projeto já existe na Região Metropolitana e, pela primeira vez, será realizado em uma cidade do interior. O programa destina homens que cometeram violência doméstica para palestras sobre o tema e assuntos correlacionados.
A delegada especializada no atendimento à mulher de Patos de Minas, dra. Tatiana Carvalho, explicou que o objetivo do projeto é reduzir a reincidência de violência doméstica. No programa, os indivíduos, que são afastados das vítimas por medidas protetivas, são indicados pelo Poder Judiciário para participarem de palestras e rodas de conversas sobre violência doméstica e assuntos correlacionados. São 12 encontros, sendo um por semana.
Segundo a delegada, os encontros serão fiscalizados como forma de cumprimento da medida cautelar. “É mais uma política pública muito importante para a gente tentar reduzir esses números muito expressivos em Patos de Minas”, afirmou a delegada.
A delegada Polliana Aguiar, coordenadora do Dialogar em Belo Horizonte, disse que o programa tem tido resultados expressivos na Região Metropolitana. Ela afirmou que mais 1.600 autores já foram destinados pelo programa desde 2013. Em 90% dos casos os autores não cometeram violência doméstica novamente. A coordenadora explicou que o programa e o inquérito policial em torno do crime são duas ações distintas e uma não interfere na outra.
O lançamento do programa aconteceu na sede do Sicoob Credicopa e contou com presença da Chefe Adjunta da Polícia Civil de Minas Gerais Rita Januzzi. Além de policiais civis e militares, representantes do poder judiciário, do Ministério Público, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal participaram da ação.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]