A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30/10), a Operação “Disciplina KZ”, que cumpre 25 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão nas cidades de Campos Altos, Ibiá, Araxá, São Gotardo e Montes Claros. Pelo menos 14 alvos foram presos nas primeiras horas da operação.

A ação teve início em Campos Altos, após autorização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinação do Juízo da Vara Criminal da Comarca local. As investigações apontam para a atuação de uma organização criminosa altamente perigosa, suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, roubos e outros crimes graves na região.

Mais de 60 policiais civis participam da operação, pertencentes à Delegacia Regional de Araxá e ao Departamento de Polícia Civil de Uberaba. Devido à complexidade e ao risco da ação, equipes especializadas da capital mineira também foram mobilizadas, incluindo o Grupo de Operações Especiais (COE), o Grupo de Coordenação Aérea Tática (CAT) — equipado com drones com visão noturna e infravermelho — e o Canil da Polícia Civil, com cães treinados para localizar drogas e celulares escondidos.

Além dos 12 mandados de prisão, os policiais conseguiram prender outras duas pessoas durante as diligências, totalizando 14 conduzidos. Eles devem responder pelo menos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e há também alguns suspeitos de envolvimento com homicídios.

A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre a operação e os resultados das diligências serão divulgados ao longo do dia.