A Polícia Militar emitiu uma nota, na manhã desta terça-feira (20), explicando a atuação realizada nos arredores do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, durante a Fenamilho 2025. Vídeos que mostram o uso de uma empilhadeira para guinchar veículos viralizaram.

Segundo a nota, do dia 16 ao dia 18 de maio, três primeiros dias da festa, foram removidos 21 veículos e foram registradas 83 autuações de trânsito. A Polícia Militar explicou que a remoção de veículo é uma das medidas administrativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 269, inciso II. “Assim, se a infração prever remoção como medida administrativa, o agente de trânsito deve acionar o guincho credenciado para tal medida”.

A nota ressalta que as ações da Polícia Militar acontecem de acordo com o CTB, porém, a forma como a remoção dos veículos será feita, é de responsabilidade da empresa que executar o serviço, devendo esta decisão ser realizada com critério de proteção ao patrimônio.

Quanto ao uso da empilhadeira, a nota explicou que o método não é comum, mas pode ser utilizado em situações específicas, como em áreas de difícil acesso para guinchos tradicionais. Segundo a Polícia Militar, a empresa credenciada informou que a empilhadeira está sendo utilizada de forma suplementar para remover os veículos estacionados irregularmente em locais onde guinchos com plataforma não conseguem acessar, visando principalmente evitar danos ao bem.

Ainda segundo a nota, o uso da empilhadeira possibilita mais agilidade ao serviço de remoção, sem necessidade de obstrução nas vias e evitando congestionamentos. “A empilhadeira, segundo a empresa credenciada, foi adaptada exclusivamente para esse fim”.