Um pescador profissional foi preso em flagrante na tarde dessa terça-feira (22) por posse irregular de arma de fogo durante uma fiscalização ambiental na Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, em São Gonçalo do Abaeté.
De acordo com informações da Polícia Militar de Meio Ambiente, a ação, integra o Plano Anual de Fiscalização Ambiental 2025 (Operação "Pesca Embarcada Diurna"). Os militares abordaram o pescador de 61 anos, em um rancho de pesca nas margens do lago.
Durante a vistoria, foi encontrado um tubo de PVC escondido na vegetação próximo ao local, contendo 1 espingarda calibre 28, marca Rossi, coronha de madeira (nº de série S85964); 7 cartuchos intactos de calibre .28 (5 vermelhos e 2 amarelos); e 2 cartuchos deflagrados (vermelhos).
Ele admitiu ser o proprietário do material, mas não apresentou documentação que autorizasse a posse. O pescador alegou que a arma seria usada para "defesa própria". No entanto, a conduta se enquadra no artigo 12 da Lei nº 10.823/2003 (posse irregular de arma de fogo de uso permitido), com pena de 1 a 3 anos de detenção.
O homem foi preso em flagrante e conduzido sem algemas à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas. Os materiais apreendidos foram entregues à Central Estadual do Plantão Digital. Foram utilizadas 4 viaturas, sendo duas embarcações e dois veículos terrestres.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]