O Sebrae Minas lançou um programa pioneiro no país para fortalecer o empreendedorismo feminino: o Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade voltado, exclusivamente, para empresas comandadas por mulheres. As primeiras cidades a receber a iniciativa são Patos de Minas e Patrocínio, na Regional Noroeste e Alto Paranaíba.
O ALI é uma ação já consolidada do Sebrae que ajuda micro e pequenas empresas a crescerem com base em soluções inovadoras aplicadas aos processos, produtos e serviços. Pela primeira vez, o projeto será dedicado totalmente às mulheres, oferecendo acompanhamento especializado para tornar os negócios mais produtivos, competitivos e preparados para a transformação digital.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a novidade reforça a força feminina no mercado. “O empreendedorismo feminino é muito forte na região e o ALI Produtividade voltado exclusivamente para elas vai contribuir para destacar ainda mais o protagonismo das mulheres na gestão de seus negócios”, destacou.
A empreendedora Zuleika Souza dos Passos, de Serra do Salitre, é uma das beneficiadas e acredita que o programa será essencial para organizar a rotina e dar mais fôlego ao crescimento de suas empresas. “Nessa rotina intensa, só apago incêndios e não consigo planejar nada. Com o programa, pretendo organizar melhor as tarefas, delegar funções e ter tempo para pensar como gestora. Acredito que a agente local de inovação vai me ajudar a colocar ideias em prática e transformar a correria em crescimento”, afirmou.
Como funciona o programa
O ALI Produtividade oferece diagnóstico gratuito e personalizado do negócio, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. Durante seis meses, as empresárias recebem o apoio de um agente de inovação dentro da própria empresa para testar e implementar soluções rápidas e de alto impacto.
Além dessa novidade, o Sebrae Minas já desenvolve outras ações voltadas para mulheres, como o Sebrae Delas, que capacitou mais de 40 mil empreendedoras em todo o estado, e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que reconhece trajetórias inspiradoras e casos de superação.
Em 2025, Patrocínio e Patos de Minas já vinham se destacando em atividades para fortalecer o público feminino. Em junho, cerca de 30 empreendedoras de Patrocínio participaram do Coopacredi Delas, com workshops em parceria com o Sicoob Coopacredi. Já em Patos, o evento “O Negócio é Delas”, realizado no último dia 20 de agosto, reuniu cerca de 50 mulheres empresárias, promovendo aprendizado, conexões e fortalecimento do setor.
O programa ALI Produtividade exclusivo para mulheres marca um passo importante na valorização e no protagonismo das empreendedoras da região.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]