A Operação “Olhos de Águia” idealizada pela A Polícia Federal para combater uma rede de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país chegou à Serra do Salitre. Um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça foi cumprido na manhã desta quarta-feira (30).
Operação visa combater o armazenamento e o compartilhamento de material relacionado ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos de informática e um aparelho celular.
A investigação teve início a partir de fatos praticados nas cidades de Ibiá e Araxá/MG. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica, com o objetivo de identificar indícios do envolvimento do investigado em outros crimes, além de apurar a participação de terceiros e esclarecer todas as circunstâncias sob investigação.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. “Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador — pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, concluiu.
Para os criminosos, em caso de condenação, a pena pode chegar a 10 anos de reclusão.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]