A movimentação cada vez maior e com veículos de todos os tipos, tamanhos e pesos sobre a Ponte do Arco, no Rio Paranaíba, em Patos de Minas, tem causado questionamentos: a estrutura quase centenária será capaz de suportar tanto peso? O número de carros e caminhões que passam por ali todos os dias impressiona.
O crescimento da cidade para além da outra margem do rio, com a chegada de indústrias, chacreamentos e a pavimentação de estradas vem aumentando a movimentação sobre a ponte ano após ano. Como a passagem é estreita, nos horários de pico, longas filas têm se formado nos dois sentidos.
Laudo realizado há alguns anos pela Prefeitura estabeleceu limite máximo de peso de 17 toneladas para veículos que trafegam pela ponte. Mas não tem sido esta a realidade. Caminhões e carretas de todos os tamanhos têm passado pela Ponte do Arco diariamente.
A Ponte do Arco foi inaugurada em 1926 e vai completar um século de existência no ano que vem. A estrutura é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, não só pela sua idade, mas também por sua importância histórica. Ela foi uma das primeiras no Brasil a utilizar esse tipo de engenharia, com a estrutura da ponte sendo sustentada por arcos gigantes.
Em nota , a Prefeitura informou que a Ponte do Rio Paranaíba está sob monitoramento e acompanhamento constantes de equipes técnicas, tanto da Administração Municipal quanto da Defesa Civil e que não foi encontrado nenhum indício de colapso da estrutura.
“São realizadas inspeções periódicas para identificar eventuais patologias na estrutura. Até o momento, não foi verificado nenhum indício que ofereça risco de danos, prejuízos ou possibilidade de colapso. A administração municipal reforça, entretanto, a importância do respeito às restrições de peso e sinalizações existentes no local”, concluiu.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]