A Polícia Militar de Patos de Minas foi acionada na tarde desse domingo (07) para tentar localizar os familiares de duas crianças que estavam perdidas no centro da cidade. A ligação foi feita por uma mulher de 53 anos que estranhou a presença dos pequenos na rua Farnese Maciel sem nenhum adulto por perto.

A testemunha, que passeava com seus cães, se aproximou das crianças e constatou que elas estavam sozinhas, parecendo estarem perdidas. Ao chegar no local, os policiais tentaram conversar com os pequenos, mas devido à pouca idade, entre 2 e 3 anos, a comunicação foi difícil. As crianças apenas se identificaram informalmente e disseram ter saído para comprar pirulitos com dinheiro que a avó lhes deu.

As crianças estavam descalças, em más condições de higiene e vestindo poucas roupas. O menino usava apenas uma cueca e a menina, uma bermuda. Por aproximadamente uma hora, os policiais realizaram buscas na tentativa de localizar os pais, responsáveis ou a residência das crianças, mas não obtiveram sucesso.

Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado. Uma conselheira compareceu ao local e informou que providenciaria o acolhimento emergencial das crianças na Casa da Acolhida, já que não foi possível identificar nenhum familiar. A conselheira acrescentou que um relatório da ocorrência seria feito e encaminhado ao Ministério Público.

Até o momento do registro da ocorrência por abandono de incapaz, a Polícia Militar não recebeu nenhuma ligação informando sobre o desaparecimento das crianças.