O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 7° Promotoria de Patos de Minas, publicou um edital para seleção de estagiários. O processo seletivo é voltado para estudantes do curso de Direito que estejam cursando a partir do 5° período na data da posse, prevista para o início de 2026. As inscrições seguem até a próxima semana, na quinta-feira (30).

Segundo o promotor de justiça Alessandro Oliveira, podem participar estudantes de Direito que estejam cursando a partir do 5º período na data da posse. O estágio será presencial, com jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais. A bolsa é de R$ 1.250,00 por mês, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. O estagiário irá adquirir experiências com atribuições de natureza criminal, passando por todo o Código Penal.

O promotor explicou que o processo será dividido em duas etapas. A primeira consiste na realização de uma prova, no dia 03 de novembro, às 13h, no UNIPAM. A prova contempla questões fechadas e abertas. O conteúdo programático da prova está disponível no edital. Os candidatos aprovados nesta etapa serão convocados para uma entrevista, prevista para o dia 06 de novembro, na sede das Promotorias de Justiças do Ministério Público, em Patos de Minas.

O doutor Alessandro Oliveira destacou que o processo foi preparado para ser executado de maneira democrática, para que todos os interessados possam participar. O promotor ressaltou que o único critério para escolha do estagiário é o mérito.

De acordo com o promotor, os candidatos aprovados em ambas as etapas farão parte do “cadastro de reserva de estagiários”. Quando surgir alguma vaga, os candidatos serão chamados. Pelo menos uma vaga será imediata, com a convocação acontecendo no início de 2026. Os aprovados poderão ser chamados em até 6 meses, com possibilidade de prorrogação.

Os interessados poderão se inscrever no processo seletivo por meio do link: forms.office.com/r/86Gp9ecLUq . As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (30). Confira o edital completo.