O Memorial do Milho, importante espaço de memória da cultura regional, foi reaberto hoje, dia 19 de maio, com uma nova exposição museológica que celebra a trajetória da Festa Nacional do Milho. A iniciativa é do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, com curadoria assinada pelo museólogo João Otávio Coêlho e direção de Adriana Vaz, da Fundação Casa da Cultura do Milho. Além de contar a história da FENAMILHO, o espaço ajudar a revelar acontecimentos em Patos de Minas.

Com o título “Fenamilho: Fatos e fotos de uma história”, a exposição reúne fotografias, objetos e fragmentos históricos que narram a construção e evolução da festa ao longo das décadas. O visitante será conduzido por uma linha do tempo afetiva e informativa, que destaca personagens, tradições, símbolos e curiosidades marcantes


A mostra conta com textos temáticos que abordam a importância do milho para a região, além da atuação fundamental do Sindicato dos Produtores Rurais e dos diversos presidentes que ajudaram a consolidar o evento. Também terão destaque o papel cultural da festa, com os bailes, shows, festivais, desfiles, rodeios, exposições agropecuárias e tradições como o Reinado do Milho e as barracas típicas.

A exposição, além de valorizar a história da festa, busca fortalecer a identidade cultural da comunidade e resgatar memórias afetivas de gerações que cresceram ao som da sanfona, da viola e do forró no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento.

A exposição contará com mediação de monitores e estará disponível para visitas espontâneas, de 12h às 20h, até o dia 25 de maio, bem como para grupos previamente agendados.