Os profissionais do Hospital Regional Antônio Dias, de Patos de Minas, realizaram uma blitz educativa, na manhã desta sexta-feira (26), no cruzamento da rua Major Gote com a avenida Brasil. Os agentes municipais de trânsito auxiliaram os participantes e os motoristas. A ação faz parte do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Segundo Paula Aparecida, técnica de enfermagem da Comissão de Doação de Órgãos, o intuito foi conscientizar a população sobre a importância de se doar órgãos. Paula explicou que o maior desafio atualmente é a falta de conhecimento da população sobre o tema. Ela afirmou que um documento demonstrando que a pessoa era um doador não é suficiente se a família não autorizar.

Paula contou que no Hospital Regional são feitas extrações dos rins, fígado, córneas, coração e pâncreas. Para uma pessoa ser doadora de órgãos, ela deve comunicar a família e expressar o seu desejo.

“A gente entende que o momento da perda é doloroso, mas aquela família pode deixar um ‘pedacinho’ daquela pessoa que ela tanto ama viva em outra pessoa. Eu acho que o legado mais importante que uma pessoa pode deixar é sua permanência na terra através da doação de órgãos”, afirmou Paula.

A ação no Centro da cidade antecedeu o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado neste sábado (27). Ao longo do dia, mais ações serão desenvolvidas no Hospital Regional Antônio Dias.