Valmir Francisco Oliveira, 48 anos, foi condenado nesta quinta-feira a 14 anos, 2 meses e 20 dias de prisão pela tentativa de homicídio contra seu próprio irmão, José Maria de Oliveira. A sentença confirma a prisão do réu, que já cumpria medida cautelar desde a denúncia do Ministério Público (MP). O ataque fratricida ocorreu em 9 de fevereiro de 2024, no Residencial Sorriso.

De acordo com a denúncia do MP, Valmir colidiu intencionalmente seu Fiat Pálio contra a moto Yamaha do irmão na rotatória das Ruas São Geraldo e Antônio Amâncio Filho. Após a queda da vítima, desceu do carro e efetuou disparos de arma de fogo, atingindo José Maria no rosto. A sobrevivência da vítima só foi possível devido ao socorro imediato e atendimento médico.

Ele foi denunciado por tentativa de homicídio duplamente qualificada pelo motivo fútil (desavenças familiares entre os irmãos) e recurso que dificultou a defesa, (derrubou a vítima antes dos tiros). Ainda contou com a agravante específica de ter cometido o crime contra o próprio irmão.

Após os debates entre defesa e acusação, os jurados decidiram pela condenação e Walmir deverá cumprir 14 anos, 2 meses e 20 dias de pena, em regime inicialmente fechado. A sentença também fixou valor mínimo para reparação de danos à vítima, conforme previsto no Código de Processo Penal.