Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na noite deste sábado (27) em Patos de Minas, após se apropriar indevidamente de uma motocicleta. Ele se ofereceu para dar um tranco na moto que apresentado falha na partida e acabou fugindo com o veículo.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima de 23 anos saiu de casa para trabalhar por volta das 15h05, mas a motocicleta Yamaha/Factor YBR 125, de cor preta, apresentou uma falha elétrica. Enquanto tentava ligar o veículo no meio da rua, nas proximidades de sua residência, na Rua João Batista Olivieri, um indivíduo desconhecido se aproximou e ofereceu ajuda.

A vítima entregou a motocicleta ao homem, que conseguiu fazer o motor funcionar. No entanto, em vez de devolver o veículo, o indivíduo fugiu pilotando a moto pela Rua João Batista Olivieri, sem capacete. A vítima, com a ajuda da mãe, tentou seguir o autor em outro veículo, mas o perdeu de vista nas imediações da Rua Ponto Chic.

A vítima descreveu o autor como alto, magro, moreno, com cerca de 20 anos, olhos claros, tatuagem no braço direito, usando calça jeans, blusa vermelha e boné preto. A testemunha, que presenciou o fato, confirmou o relato e também reconheceu o autor.

Imagens de câmeras de segurança próximas ao local foram obtidas e ajudaram na identificação do suspeito. As informações foram repassadas às equipes policiais em serviço.

Por volta das 19h40, durante patrulhamento de rotina, uma equipe da PM avistou a motocicleta sendo conduzida pelo acusado na Rua Pedro Castorina. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou fuga em alta velocidade pelas ruas do bairro Novo Horizonte, colocando em risco sua vida e a de terceiros.

Após longa perseguição, o suspeito foi interceptado na Rua Getúlio Borges. Durante a abordagem, ele resistiu à prisão, sendo necessário o uso de força física moderada para contê-lo, com técnicas de torção de punhos, golpes de contenção e algemação, sem causar lesões visíveis.

O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas. A motocicleta foi recuperada, apreendida e removida para o pátio do Auto Socorro. Em depoimento, ele negou os fatos. Disse que ofereceu ajuda à vítima, ligou a moto, deu uma volta no quarteirão e, ao retornar, não encontrou mais o proprietário. Afirmou que estava indo à delegacia para explicar o ocorrido quando foi abordado pela polícia. Também negou ter desobedecido à ordem de parada.

O auto de prisão em flagrante foi ratificado pela autoridade policial, que enquadrou o investigado nos crimes de apropriação indébita (art. 155, §4º, II do CP), desobediência (art. 330 do CP) e desobediência às ordens do agente de trânsito (art. 309 do CTB). Ele foi encaminhado ao Presídio Sebastião Satiro.