O Ministério da Saúde realizou, nesta quarta-feira (08), em Brasília (DF), a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Policlínica Regional de Patos de Minas/MG, no âmbito do Novo PAC Saúde.

O ato contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que atua como ministro interino da Saúde, além de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Patos de Minas. A iniciativa integra o esforço conjunto entre o Governo Federal e os municípios para fortalecer a rede pública de saúde e ampliar o acesso da população mineira a serviços especializados.

As Policlínicas Regionais são unidades voltadas à oferta de consultas em múltiplas especialidades médicas e não médicas, exames de imagem e pequenos procedimentos, integrando os diferentes níveis de atenção do SUS.

A unidade de Patos de Minas está entre as 46 Policlínicas Regionais aprovadas nas Seleções 2025 do Novo PAC Saúde, que também contemplam a construção de 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país.

A assinatura do Termo de Compromisso marca o início das etapas formais para execução da obra, reforçando o compromisso do Governo Federal com a expansão da infraestrutura de saúde, a transparência nos investimentos públicos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da assinatura as seguintes autoridades: Adriano Massuda – Secretário-Executivo do Ministério da Saúde (Ministro interino); Fernanda Reis – Representando o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; Flávio Tagliassachi Gavazza – Superintendente Nacional de Governo da Caixa Econômica Federal; Luís Eduardo Falcão Ferreira – Prefeito de Patos de Minas/MG e Ana Carolina – Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas/MG.