Um trágico acidente de trabalho ocorrido na tarde dessa quinta-feira (31) resultou na morte de um funcionário de uma indústria de mineração na cidade de Lagamar. Alisson Lima Gontijo trabalhava na manutenção de uma peneira das correias transportadoras, quando a eletricidade foi religada por engano.

De acordo com o registro policial, Alisson, que era funcionário da empresa há anos, estava com um colega de trabalho de 42 anos removendo os parafusos de fixação do cardã do motor da estrutura da correia transportadora. O sistema elétrico da correia havia sido desligado para a realização da manutenção.

No entanto, um eletricista de 62 anos ligou, por engano, a energia do sistema que estava em manutenção. O eletricista disse que a intenção era ligar a correia transportadora da "pedra calçadinha", que fica a cerca de 20 centímetros abaixo das chaves das peneiras 1 e 2 no painel.

Com o motor recebendo energia, o cardã, que tem aproximadamente 70 cm e já estava solto, começou a girar livremente. A testemunha de 42 anos, que estava próxima, conseguiu se esquivar e se afastar do motor. Contudo, a camisa de manga longa de Alisson ficou presa na estrutura de aço do cardã, puxando-o para perto do motor.

Alisson foi atingido na face pelo cardã e caiu em uma estrutura metálica, sofrendo traumatismo craniano. A força centrípeta do cardã em movimento ainda fez com que os suportes se rompessem, derrubando o motor próximo ao corpo da vítima.

Uma unidade de saúde de Lagamar foi acionada, mas devido à gravidade dos ferimentos, Alisson já se encontrava sem vida. O local foi isolado e a perícia da Polícia Civil foi acionada para ajudar na investigação. O corpo do funcionário foi levado para o IML de Patos de Minas para ser constatada a causa da morte.