Está marcado para a noite deste sábado (10), o tradicional Festival de Pratos Típicos com Milho. Este ano, mais de 200 receitas estão sendo aguardadas pelos organizadores, para a degustação de um público estimado em 700 pessoas. Além de abrir a programação da Fenamilho 2025, o Festival também vai marcar a reabertura do Restaurante do Sindicato, que foi totalmente reformado.
O concurso gastronômico é uma realização da Emater-MG e do Sindicato dos Produtores Rurais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas. Durante o festival de pratos típicos, haverá uma apresentação do Coral do Conservatório Municipal e entrega de troféus aos autores das melhores receitas da noite. Esta é a 40ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho em Patos de Minas.
Os pratos participantes podem ser doces ou salgados e serão avaliados por critérios como criatividade na receita, beleza e apresentação do prato, inovação, entre outros aspectos. “O milho é um produto importante não só na economia do município, mas também nas tradições e na cultura local. E o segredo da longevidade do festival é valorizar o grão, resgatando receitas passadas de geração em geração, mas também estimulando a criação de receitas novas”, comenta a auxiliar da Emater-MG, Valéria Cristina Ribeiro, uma das responsáveis pela organização do evento.
Delícias da roça
Além do Festival de Pratos Típicos com Milho, a Emater-MG está organizando a Feira de Comercialização da Agricultura Familiar, que vai ocupar um dos pavilhões da Fenamilho. A feira vai ocorrer de 16 a 25 de maio, das 14 às 22 horas. “Vamos ter estandes de 40 produtores da região, trazendo muitas delícias e produtos da roça como cafés premiados, cachaça, queijos, doces, licores, biscoitos, pamonha, caldos e artesanatos”, comenta a coordenador técnica regional, Guiomar Magela da Mota.
A Emater-MG também é responsável, juntamente com a Prefeitura de Patos de Minas, pela organização do 45º Encontro Regional da Mulher do Campo. O evento vai reunir produtoras de várias cidades da região de Patos de Minas e terá uma programação variada com palestras técnicas e momentos de descontração. Também haverá homenagem às mulheres que tiveram trabalhos de destaque na região. “É um evento grande, que recebe caravanas de vários municípios. O encontro foi pioneiro na mobilização de mulheres rurais na região e já fez muita história”, salienta Guiomar.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]