Uma exposição de fotografias, que mostrou mulheres que enfrentam ou superaram o câncer de mama, atraiu várias pessoas para o Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas, na noite desta quarta-feira (01). A exposição “Retratos de Coragem”, idealizada pelo médico oncologista Pablo Cavalheiro, contou com participação de 15 mulheres. O objetivo foi homenagear as pacientes e inspirar outras.

O salão ficou bastante cheio com a presença de familiares e amigos das participantes, além de diversas autoridades. Segundo o dr. Pablo Cavalheiro, a ação começou a ser planejada no início do mês passado. Ela foi organizada para começar justamente no dia 1°, em alusão ao Outubro Rosa. O médico ressaltou que “o câncer não é o fim”, mas sim o começo. Ao todo, 30 fotografias foram expostas no salão, cada uma com uma frase de impacto.

A fotógrafa Meire Caixeta participou do projeto, fazendo o registro de cada paciente. Ela afirmou que a exposição foi uma forma de contar a história das mulheres que estão nessa batalha. A profissional destacou que, durante as sessões de fotos, nenhuma paciente estava com semblante triste, mas sim alegre.

Janaína Fernandes é uma das 15 pacientes fotografadas. Ela ressaltou que a exposição pode retratar o sentimento que cada uma sentiu no momento. “Desde o diagnóstico, o intuito era realmente esse de pegar algo muito ruim, mas servir de inspiração para quem viesse depois”, afirmou Janaína.

A exposição estará disponível para visitação no fórum até o dia 08/10. Ao longo do mês, ela será levada ainda para o Antigo Fórum, na avenida Getúlio Vargas, e o UNIPAM.