No dia 19 de agosto, às 20h, o Teatro Leão de Formosa será palco da exibição de estreia do documentário Entre Cenas e Memórias – Patos de Minas e o Grande Sertão: Veredas. A produção da Pica-Pau Filmes & Produções em parceria com a Lu Chagas Produz revisita um dos episódios mais marcantes da memória local: as filmagens da adaptação cinematográfica do clássico de Guimarães Rosa, realizadas na região pelos irmãos Santos Pereira, há exatos 60 anos.

Com roteiro e direção de Pedro Pauleey e direção de produção de Lu Chagas, o documentário resgata não só imagens, mas também sentimentos e relatos de quem viveu aquele momento histórico. Em 1964, O Sertão de Rosa ganhou vida nas paisagens do Alto Paranaíba, e Patos de Minas foi uma das protagonistas dessa jornada cinematográfica.

Realizado com equipe técnica da região e viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), o filme reúne depoimentos raros e emocionantes. Um dos destaques é a participação de Sônia Clara Ghivelder, atriz que interpretou a icônica Diadorim, e de Rodrigo Penna, filho de Renato Santos Pereira, produtor e codiretor do longa original.

Além dos bastidores da produção de 1964, o documentário também ouve moradores da região que atuaram como figurantes, acompanharam as filmagens ou cujos familiares participaram daquela história. Entre os nomes estão: Alemar Magalhães (Fi Nogueira), Altamir Fernandes de Sousa, Antônio Pereira de Melo (Tõe Facão), Gaspar Vieira de Matos, Luiz Baeta, Nilza Batista Neves, Raul Faria, Roberto Carlos dos Santos e Sebastião Belchior Basílio (Tião Xopotó).

O documentário também dá atenção especial aos depoimentos de Altamir Fernandes de Sousa, professor e historiador, e Roberto Carlos dos Santos, pesquisador, que já desenvolveram trabalhos sobre o tema e contribuem com uma perspectiva analítica sobre o impacto do filme na identidade cultural da região.

Além dos relatos, “Entre Cenas e Memórias” traz dramatizações baseadas nas histórias contadas, com atuação de artistas regionais e narração de Adamar Gomes e Ricardo Faria. No elenco, nomes como Ângela Bellonia (Sônia Clara Ghivelder), Pedro Pauleey (Milton Gonçalves), Walter Ventura (Zózimo Bulbul), Dilleygor Lagares (Maurício do Valle), Edvar Santos (Guimarães Rosa), Manoel Tavares (Graça Mello), José das Dores (Jofre Soares), João Paulo Guerreiro (Recepcionista) e Lu Chagas (Senhora).

A exibição do documentário marca não apenas uma celebração do audiovisual regional, mas um tributo à memória coletiva, à identidade e à valorização da cultura patense. A entrada é gratuita e aberta ao público. Uma oportunidade única para reencontrar, na tela e no coração, o sertão que também é nosso.