Quebrar um recorde mundial não é nada fácil, ver ele sendo quebrado duas vezes é ainda mais difícil. Foi isso que aconteceu no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, em Patos de Minas, neste sábado (06). O local recebeu o evento Patos Horse Weekend, onde aconteceu a disputa do “Ranch Sorting”. A competição sediada em Patos de Minas é uma das mais disputadas do país.

Quem é leigo no assunto e entra na Arena do Parque de Exposições encontra muita adrenalina, centenas de cavalos, diversos competidores e famílias assistindo as disputadas. Para quem não conhece, o Ranch Sorting é uma modalidade que surgiu nos Estados Unidos em 1993, mas começou a ser disputado no Brasil em 2008.

Na modalidade, dois cavalheiros, que podem atuar de forma mista com homem e mulher, são responsáveis por passar 10 bezerros de um curral para o outro. Os bezerros são enumerados de 0 a 9. O painel sorteia um número, como por exemplo: 3, a partir de então os cavalheiros devem seguir a sequência: 3,4,5,6,7... até que todos os bezerros tenham sido passados para o outro lado. Caso a ordem não seja respeitada, a dupla não pontua. Dentre os 10 bezerros, há um que não tem número, ele não pode ultrapassar para o outro curral de nenhuma maneira, se não a dupla não pontua. Eles devem cumprir a prova, em média, antes dos 30 segundos.

Segundo a organização do Patos Horse Weekend, esta é a segunda edição anual do evento em Patos de Minas. Ele começou na quinta-feira (04), com a etapa classificatória com 115 competidores, de diversas regiões do país, e cerca de 250 cavalos. A programação também contou com um leilão.

A reta final da classificatória foi eletrizante. Por volta das 12h, a dupla Netinho Bernardes e Gabi Pimenta quebraram o recorde mundial, conseguindo concluir a prova em: 17.982 segundos, algo muito difícil de se conseguir. Menos de três horas depois, Otavio Calixto e Miguel Rodrigues conseguem concluir a prova em 15.948 segundos. Otávio é de Montes Claros e Miguel é de Patos de Minas.

Segundo a organização, a competição realizada em Patos de Minas é uma das mais disputadas do país, assim como a organizada em Barretos-SP. Os organizadores informaram que, neste ano, a prova na Capital do Milho é a com maior premiação no Brasil. A comissão organizadora ressaltou a importância do apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas